Ponto do Incêndio

2- Classes de Incêndio e Tipos de Extintores

Você sabe o que fazer quando um princípio de incêndio surge? Ter o extintor certo em mãos é essencial para apagar o fogo em sua fase inicial e evitar que uma pequena chama se torne uma grande tragédia. Com tantas opções, como saber qual extintor usar?

Vamos entender um pouco mais sobre as classes de incêndio e os tipos de extintores e porque são tão importantes.

O que é um extintor de incêndio?

Um extintor de incêndio é um equipamento projetado para extinguir princípios de incêndios, ou seja, apagar o fogo em sua fase inicial. Eles são fundamentais para a segurança de qualquer ambiente, seja em sua casa, empresa ou condomínio.

As Classes de Incêndio: Por que elas importam?

Os materiais queimam de formas diferentes, e é por isso que existem cinco classes de incêndio: Classe A, Classe B, Classe C, Classe D e Classe K. Cada classe exige um agente extintor específico para ser combatida de forma eficaz.

Classe A: Incêndios em materiais sólidos inflamáveis, como madeira, papel, tecido e borracha. Esses materiais queimam em superfície e em profundidade.

Classe B: Incêndios em líquidos e gases inflamáveis, como gasolina, álcool, tintas e GLP.

Classe C: Incêndios em equipamentos elétricos ou eletrônicos energizados.

Classe D: Incêndios em metais pirofóricos (metais que podem entrar em combustão espontânea), como magnésio e sódio.

Classe K: Incêndios em óleos e gorduras de cozinha, principalmente óleos vegetais e animais.

Os tipos de extintores e seus usos

 

Para cada tipo de incêndio, há um extintor mais adequado. Conheça os principais:

  • Extintor de Água Pressurizada (AP): Composto de água, é ideal apenas para incêndios da Classe A (materiais sólidos inflamáveis), pois tem a capacidade de penetrar nesses materiais. Nunca deve ser usado em incêndios das Classes B (líquidos inflamáveis) ou C (equipamentos elétricos energizados). É comumente encontrado em locais com depósitos de materiais sólidos, como madeireiras.

 

  • Extintor de Pó Químico Seco (PQS) BC: Feito à base de bicarbonato de sódio, é um pozinho branco. É eficiente para incêndios das Classes B (líquidos e gases inflamáveis) e C (equipamentos elétricos energizados), mas é ineficiente para incêndios da Classe A (sólidos inflamáveis). Ao ser utilizado, deixa bastante resíduo. Pode ser encontrado em centrais de GLP, por exemplo.

 

  • Extintor de Gás Carbônico (CO2): Composto de gás carbônico, também serve para incêndios das Classes B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos energizados). Sua grande vantagem é que não deixa nenhum resíduo ao ser utilizado, evaporando no ar. Por isso, é muito específico e ideal para equipamentos elétricos ou eletrônicos energizados.

 

  • Extintor de Pó Químico Seco (PQS) ABC (O Coringa!): É o extintor mais utilizado atualmente, feito à base de fosfato monoamônico, um pozinho amarelado. É considerado o “coringa” porque serve para as três classes principais de incêndio: A, B e C. Você o encontrará em quase todo lugar, pois a legislação vigente pede o uso desse tipo de extintor.

 

  • Extintor de Espuma Mecânica: Composto de água e uma substância que produz espuma, combate incêndios da Classe A (sólidos) e, principalmente, da Classe B (líquidos inflamáveis), pois a espuma consegue isolar o oxigênio do fogo. Sua eficiência para a Classe B é muito alta. É normalmente encontrado em postos de gasolina.

 

  • Extintores Específicos (Classes D e K):
    • Extintor Classe D: Feito à base de cloreto de sódio, possui cor amarela. É exclusivo para incêndios em metais pirofóricos (Classe D) e precisa ser encomendado, pois é bem específico para o tipo de metal a ser combatido. É uma classe de incêndio menos comum no dia a dia.
    • Extintor Classe K: Feito de uma substância aquosa, à base de acetato de potássio, possui cor cromada (prateado). É específico para incêndios em óleos e gorduras de cozinha (Classe K). Embora seja ideal para cozinhas industriais, seu custo elevado faz com que seja pouco encontrado, e também precisa ser fabricado sob encomenda. Muitas vezes, um extintor ABC é colocado em cozinhas para atender à norma, apesar do K ser o mais específico.

Vale lembrar

Os extintores estão disponíveis em diversos tamanhos, como 4, 6 ou 8 kg, para atender a diferentes necessidades.

Garanta a Segurança do Seu Patrimônio com a Ponto do Incêndio!

Escolher o extintor certo é um passo fundamental para proteger qualquer imóvel. Para garantir que você tenha os melhores e mais eficazes equipamentos de combate a incêndio, conte com a Ponto do Incêndio!

Localizada em Belo Horizonte, somos referência na venda de equipamentos de prevenção e combate a incêndio. Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar a encontrar as soluções ideais para sua casa, empresa ou condomínio, e ainda podemos te indicar parceiros instaladores e projetistas de confiança. Lembre-se, a escolha dos equipamentos deve ser feita por um profissional qualificado, que irá indicar o extintor adequado após uma avaliação técnica do local.

Atendemos todo o estado de Minas Gerais, levando segurança e tranquilidade a todos os cantos.

Não arrisque o que é mais importante para você!

Clique aqui e fale agora com um de nossos vendedores e encontre a solução perfeita para sua segurança.